Achei um pouco estranho na verdade, depois de três anos estou passando esse dia solteiro!
Mas essa não é a coisa triste da vida que eu vim escrever aqui, na verdade é algo muito pior!
Então, hoje eu fui lá na USP, no IME mais precisamente! Fui lá prestigiar os dons e talentos do meu lil brother Deco no campeonato de robótica, acho que chama Torneio Juvenil de Robótica, ou algo do tipo...ano passado ele tinha ganhado e talz e esse ano ele não ia participar porque vai pra Cingapura e tava cheio de coisas pra fazer por causa disso, mas acabou participando pra ajudar os amigos (pelo que eu entendi da história! Haha).
No ano passado foi um pessoal da IMeL assistir e talz, foi bem engraçado porque era um dos primeiros torneios do Deco e também tinha a torcida japoronguetz pra apoiá-lo e talz, mas tinha uma pessoa, que vou chamá-la de Tshabalala pra não ficar citando nomes e não criar polêmicas, homenageando o grande jogador da South Africa que fez um golaço no jogo de abertura da World Cup! Jogão por sinal, depois comento sobre! Anyway, Tshabalala foi protagonista de uma grande polêmica no torneio do ano passado, atrasou a final, mó galera queria ir embora porque estava tarde e blá, blá, blá...
O resultado foi: PERDERAM!
Claro que não foi só isso, em todas as disputas tinha que criar intriguinhas, tititis e confusões que seriam vantajosas para sua equipe. Resumindo: Armando barraco.
Detalhe: O grau de instrução de Tshabalala é maior que a média nacional! Ensino superior completo, e é profissional na área da educação, cuida de crianças!
Ok, voltando à 2010.
Lá estou eu,
O motivo eu nem lembro direito, era por causa de alguma interferência externa de algum tipo de onda de alguma coisa, bluetooth, wi-fi, pincel atômico, havaiana de pau ou outra coisa desse NAIPE!
Tá, eu fui bem discreto e falei pra minha mãe de modo muito educado algo do tipo: "Caraca, não acredito! Vai ano, passa ano e continua barraqueiro(a)!"
Não foi das minhas melhores frases, mas uma pessoa não achou graça e foi contar pra Tshabalala que me ouviu falar isso. O mais legal é que essa pessoa quis primeiro
A parte mais TRISTE, falo sério, triste mesmo, é que essa pessoa é da diretoria de uma instituição de educação. Nem vale a pena citar o nome, achei o site na internet e nem acho que todos são desse nível, mas na moral, UM DIRETOR OU UMA DIRETORA DE UMA ESCOLA QUE ACHA QUE ARMAR BARRACO É O JEITO CERTO DE EDUCAR AS CRIANÇAS? Ah, vá...
E tipo, não era algo discreto, era na frente dos alunos, pais, responsáveis, outros professores, visitantes, juízes e coordenadores. AFE, só falo uma coisa: ZU-A-DO!
Anyway, veio tirar satisfação comigo e começou falando: "Você quer saber meu nome? Alguma regra da competição? Qual seu grau de instrução?"
Uma pausa:
1º - Nem pra se dar o trabalho de falar aonde fez a graduação. Não querendo me achar, mas eu queria saber onde que se formam Engenheiros(as) desse nível,
2º - O blá³ eu nem queria mais dar atenção e muito menos continuar a conversa, pra mim acabava ali e eu só iria responder sim ou não, que é muito mais do que esse tipo de gente merece. Vale mais eu gastar o tempo que eu gastei jogando DOTA, pelo menos aí eu ia aprender a jogar!
Voltando.
Aí me contou uma grande novidade, que eu tinha chamado de barraqueira(o), e eu simplesmente disse que sim.
E me perguntou once again..."Você sabe então que me chamou de barraqueiro(a), né?".
Sério, acho que eu não estava falando português mais, devia estar falando em outra língua, tipo braile! UAHUAHUAHUHA
Só falei que SIM, CHAMEI MEMO, FALONACARA!
Eu nem me dei o trabalho de levantar, aí Tshabalala ficava sempre me olhando de cima, tipo se achando superior! Quando resolvi me levantar, porque já tava de saco cheio, eu que passei a olhar de cima, e pra acabar logo o blá³ só falei: "Tá bom, eu chamei mesmo, foi meu erro..." E imaginem só, antes que eu terminasse a resposta foi "Não, tudo bem que você falou, mas tudo bem, eu não me importo." E VA-ZOU!
Afe, na moral, tá bom que eu só saí perdendo tempo nessa história toda que eu nem acho que alguém vá ler, mas PELAMORDEDEUS, QUE MUNDO ESSAS PESSOAS VIVEM?
Eu quero dizer, as crianças são fortemente influenciadas por seus pais e professores, e O CORPO DOCENTE ESTÁ PODRE! Podre mesmo, o campeonato de robótica com certeza não foi criado pra incentivar a competitividade agressiva, posso falar isso com a boca cheia, tenho certeza que os responsáveis pelo evento concordam ou concordariam com isso.
Pra mim o mais importante desses campeonatos é a diversão.
Tenho certeza que as crianças ainda não corrompidas se divertem muito com essas coisas, mas o que é criado pra ser divertido, há pessoas que criam plugins pras coisas divertidas tornarem-se destrutivas!
Citando o grande filósofo C.:
"Existem jovens de 80 e tantos anos e também velhos de apenas 26."
Queria deixar um bom pensamento:
As crianças constroem coisas para se divertirem, enquanto os velhos criam coisas para ganhar.
PRA QUÊ TUDO ISSO? Eu fico triste e preocupado com as crianças que estão sob cuidados de profissionais como esses. Talvez Tshabalala não seja tão fictício assim, o pior é que com certeza não é apenas um, mas muitos!
Tenho dó dos pais que confiam seus filhos, e dos filhos que são confiados.
Já não são suficientes todos os problemas que existem no mundo? Diferenças sociais, baixo grau de escolaridade, fome, doenças totalmente evitáveis matando nações inteiras, preconceitos, intolerâncias...NÃO É SUFICIENTE? As pessoas estão nesse nível de masoquismo? Cada vez mais sofrimento, e preparando terreno pras próximas gerações serem iguais ou PIORES?
Fazendo um link doido, por isso está aí a World Cup 2010, South Africa.
Não é um país de primeiro mundo mostrando só as suas belezas, não é um país que tem orgulho de toda a sua história.
Mama África, o berço da humanidade! Cheia de conflitos tribais, vítima de exploração e escravização, aconteceu na África do Sul um tal de apartheid...grande parte da população tem AIDS, a grande maioria das pessoas são pobres ou miseráveis, ou seja, vivem com MENOS DE UM ou com DOIS dólares POR DIA! Tudo isso já aconteceu ou acontece dentro do continente africano, algumas coisas só em alguns países, mas um continente que foi de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil, por exemplo, mas que saiu só no prejuízo! Apesar da história, a Copa do Mundo na África do Sul está aí pra mostrar não só os Bafana Bafana, mas um grande passo pras pessoas deixarem de olhar para os seus umbigos, não só querer ganhar, mas dar as mãos pros que precisam de ajuda e ajudá-los a se levantarem!
Vou deixar um vídeo legal só, não é engraçado mas vale a pena ver! Deve ter legendado nos relacionados.
Até a próxima! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário